an Cantinho da pepper: Curiosidades sobre Frutos

18 março, 2006

Curiosidades sobre Frutos

Todos os dias comemos várias frutas, das mais variadas formas.

Num entanto, há uma certa confusão entre os termos "fruto" e "fruta". Nem todos os alimentos conhecidos como frutas são frutos, e muitos frutos não são reconhecidos pelo leigo como frutas.

Exemplos de frutos rotulados como "legumes" são a aboborinha, o tomate, e o quiabo, que são frutos por terem se desenvolvido a partir de ovários fecundados, e por apresentarem sementes em seu interior.

Classificação de alguns frutos:

DRUPAS - É um tipo de fruto carnoso, com apenas uma semente.


ex: Abacate, Azeitona, Pêsseco, Damasco, etc...

BAGA
ex: Tomate, Uva

HESPERÍDIO
ex: Laranja, Limão, Tangerina, (citrinos em geral)

PSEUDOBAGA
ex: Banana

FRUTO MÚLTIPLO DE AQUÉNIOS
ex: Morango

Na verdade o morango não é um fruto, mas sim muitos frutos colocados sobre um receptáculo carnudo (avermelhado).

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Paulinha isso é tudo mto interessante,mas para mim interessa-me o sabor!!!!!!!!!!Adoro abacate,morangos ...Hum!!!!!!!!!
Linda.

domingo mar. 19, 12:35:00 da manhã  
Blogger Cantinho da pepper said...

Este abacate está a despertar-me cá uma fomeca! Ai a minha vida... um pouquito de açucar por cima e era comido à colherada num instante. ;)

Adoro drupas... hehehe

domingo mar. 19, 12:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

me ajudou muito em meu trabalho escolar.

terça jul. 21, 12:13:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger