Cenário negro para as espécies animais em Portugal
A recente actualização do Livro Vermelho sobre Vertebrados revela que quase metade das espécies animais no nosso país estão ameaçadas. Outras há que são dadas como extintas como é o caso do esturjão, do urso pardo e do falcão-da-rainha. A cabra montês é das poucas espécies que reaparece no seu habitat, mas o mérito cabe ao esforço de preservação dos espanhóis.
Das 512 espécies de vertebrados existentes em Portugal, 42 por cento estão ameaçadas, encontrando-se abrangidas pelas três categorias: "Criticamente em Perigo", "Em Perigo e Vulnerável" e "Quase Ameaçado". A notícia foi avançada esta semana pelo jornal "Público" que cita a nova edição do Livro Vermelho dos Vertebrados, publicação da responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza.
Em Portugal existem já 19 extinções de animais, 17 das quais referentes a espécies de aves.
Casos preocupantes!
O Homem vai modificando os ecossistemas a seu belo prazer, sem se dar conta do quão prejudicial está a ser o seu comportamento.
1 Comments:
É realmente preocupante! Mas parece que as pessoas, não sua imensa ignorância, ignoram o mal que estão fazendo.
Cabe a nós, biólogos e afins arranjar estratégias de conservação para "remediar" de certa forma as atitudes inconscientes das pessoas. É muito bom falar sobre estes assuntos e divulga-los como campanha de sensibilização, pois existem muitas pessoas que não sabem o que se passa com a nossa fauna e flora.
Enviar um comentário
<< Home