an Cantinho da pepper: Lynx pardinus

20 abril, 2006

Lynx pardinus


Duas crias de lince ibérico, uma espécie em vias de extinção, nasceram no fim de semana da Páscoa no Parque Nacional de Doñana, na Andaluzia, Espanha.
As crias nascidas em cativeiro são as duas primeiras geradas a partir do cruzamento de duas populações desta espécie, provenientes de Serra Morena e Doñana.

O lince ibérico é considerado o carnívoro mais ameaçado de extinção do planeta. Em Portugal não é visto um lince há anos.
O desaparecimento progressivo da espécie relaciona-se com a degradação do seu habitat, provocada sobretudo pela escassez de coelhos, base da sua alimentação, e o atravessamento de estradas, que implica mortes por atropelamentos.

Das 33 espécies de felinos, o lince era o único que ainda não tinha sido criado sem ser no seu habitat natural. A esperança na sua sobrevivência renasce.

2 Comments:

Blogger Cantinho da pepper said...

Estava aqui a pensar, na festa que os linces fariam ao depararem-se com o Bigs Bunny... hehehe

quinta abr. 20, 02:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

lol!! Maluca! Por um lado é bom poder te-los em cativeiro, mas por outro lado a espécie estará perdendo os seus genes selvagens, o que quer dizer que nunca iremos ter linces puros.
Também não sabemos se um dia poderemos solta-los no meio de origem, como deveria de ser. Pois todos animais em vias de extinçãoque foram criados em cativeiro não tiveram sucesso no meio de origem (ex:Pandas e alguns marsupiais).

quinta abr. 20, 09:00:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger