an Cantinho da pepper: Separação

20 agosto, 2007

Separação


Desmontar a casa e o amor.
Despregar os sentimentos das paredes e lençóis.
Recolher as cortinas após a tempestade das conversas.
O amor não resistiu às balas, pragas, flores e corpos de intermeio.
Empilhar livros, quadros, discos e remorsos.
Esperar o infernal juizo final do desamor.
Vizinhos se assustam de manhã ante os destroços junto à porta: -pareciam se amar tanto!
Houve um tempo:
uma casa de campo,
fotos em Veneza,
um tempo em que sorridente o amor
aglutinava festas e jantares.
Amou-se um certo modo de despir-se de pentear-se.
Amou-se um sorriso e um certo modo de botar a mesa.
Amou-se um certo modo de amar.
No entanto, o amor bate em retirada com suas roupas amassadas, tropas de insultos malas desesperadas, soluços embargados.
Faltou amor no amor?
Gastou-se o amor no amor?
Fartou-se o amor?
No quarto dos filhos outra derrota à vista: bonecos e brinquedos pendem numa colagem de afetos natimortos.
O amor ruiu e tem pressa de ir embora envergonhado.
Erguerá outra casa, o amor?
Escolherá objectos, morará na praia?
Viajará na neve e na neblina?
Tonto, perplexo, sem rumo um corpo sai porta afora com pedaços de passado na cabeça e um impreciso futuro.
No peito o coração pesa mais que uma mala de chumbo.

Affonso Romano de Sant`Anna
Dedicado a duas amigas, que se encontram nesta situação.
É nestas alturas que nos sentimos impotentes,
não encontramos as palavras certas,
não sabemos o que fazer para minimizar o seu sofrimento.
Posso no entanto garantir a promessa de um apoio incondicional.
Beijos e força para seguirem em frente!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Minha querida AMIGA!Já passámos por tantas adversidades juntas, tantas merdas, tantos momentos fantásticos...ao longo destes 15 anos de convivência diária! Sempre me amparaste nas quedas, sempre me secaste as lágrimas, sempre contei com o teu apoio incondicional em todos os momentos difíceis deste percurso atribulado que tem sido a minha vida! Se calhar nunca agradeci convenientemente a tua amizade! Desculpa! Faço-o agora com toda a humildade... especial e excepcionalmente para ti... pois sabes melhor do que ninguém como sou orgulhosa. Sem a tua ajuda teria certamente perdido, para sempre, a capacidade de sonhar,de acreditar que amanhã será tudo melhor... e as perdas ter-se-iam tornado insuportáveis, as pedras do caminho ter-se-iam tornado montanhas e os fracassos ter-se-iam transformado em golpes fatais. Mas tu estiveste lá sempre comigo! E fizeste com que os meus erros produzissem algum crescimento...fizeste com que os meus desafios produzissem oportunidades... e obrigaste-me a enfrentar alguns medos, adquirindo dessa foma a coragem de que necessitava para prosseguir! Obrigada por teres sido o meu anjo protector nos momentos de agonia, de desespero, de profunda depressão! Obrigada também por me teres ajudado a criar a Sara! Sem ti, teria sido tudo ainda mais penoso! Adoro-te! Os gajos que se lixem! As mulheres quando são amigas de verdade são-no para a vida toda! Uns partem, outros chegam... é o eterno cais de embarque das emoções... que tanto nos martirizam e tanto prazer nos dão simultaneamente! Só perdemos o que não nos pertence! O meu amor, está certamente à minha espera, numa dessas encruzilhadas ou labirintos que ainda não descobri... e eu procuro-o em cada rosto, porque não o conheço... mas sei que o vou encontrar e reconhecer...um dia destes ... na via láctea ! Para ti... o melhor, no melhor dos mundos!

segunda ago. 20, 04:41:00 da manhã  
Blogger Cantinho da pepper said...

Ai amiga... Já me deixaste com as lágrimas a correr pela face. A minha amizade por ti não carece de agradecimentos. Sabes muito bem, que a tens retribuido de igual forma. Quem me dá apoio nos momentos difíceis? Quem me dá colo e me seca as lágrimas? Quem me dá na cabeça, quando isso é necessário? Sempre foste tu que estiveste ao meu lado, nos bons e maus momentos... Apesar do meu mau feitio! Tu és orgulhosa, mas eu também tenho um feitio do caraças! O importante é o amor que nos une... estando perto ou longe, sabes que estás sempre no meu coração. A nossa amizade é para sempre. E mesmo que a morte nos separe, ainda assim o teu anjo vai estar a olhar por ti!
Beijinhos fofinhos e chega de pieguices porque já estou aqui lavada em lágrimas.

segunda ago. 20, 02:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Uma separação após longos anos de convivência com momentos bons e maus, é um golpe profundo no coração. Nunca se esquece mas com o tempo esse golpe vai cicatrizando, ficando apenas a lembrança de uma vida passada ao lado de alguém que fez parte da nossa vida durante muitos anos. Mas existem coisas inevitáveis, e todos que passam por isso sabem como é marcante estes momentos de despedida e de dor.

segunda ago. 20, 11:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger