Comparação da cobertura de gelo no Ártico entre 2005 e 2007
Bate-se um novo recorde de mínimo de cobertura de gelo no Oceano Glacial Ártico.
Na figura compara-se a cobertura de gelo a 16 de Setembro de 2007 com a cobertura observada a 21 de Setembro de 2005.
1 Comments:
O degelo crescente do Ártico devido ao aquecimento do clima da Terra acelera este último fenômeno numa espécie de círculo vicioso ao libertar ainda mais gases que provocam o efeito estufa, considerados os principais responsáveis pelas mudanças climáticas no planeta.
"O aquecimento do planeta pode ver o processo acelerado devido ao degelo do "permafrost".
O "permafrost" é uma camada de solo quase impermeável impregnada de gelo e que representa 20% da superfície da Terra (no Ártico e Antártida). Ele é somente polar e está gelado perpetuamente em profundidade (às vezes até 1.000 m) e só degela parcialmente e na superfície no verão. No Ártico, essa zona cobre o Alasca, o norte do Canadá, todas as ilhas árticas e o norte da Sibéria.
Segundo os especialistas, as terras árticas contém 14% das matérias carbônicas armazenadas na Terra. O "permafrost" é um poço de carbono, particularmente de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano.
Agora existem provas de que já não é assim e que, em certas zonas, o "permafrost" começa a libertar seu carbono. Isto pode acelerar o efeito estufa.
Enviar um comentário
<< Home